23 de jul. de 2013

A INDEPENDÊNCIA PESSOAL

A independência é algo muito importante para o ser humano. Seja ela econômica, social ou emocional.

A independência econômica esta relacionada com o sustento próprio e manutenção da família. Quando a pessoa estar bem estruturada financeiramente, as coisas parecem fluir mais levemente. A família é a primeira a sentir e a desfrutar desses momentos de realizações, seguindo pelas pessoas mais próxima.

Quando isso não acontece algo parecer esta errado na vida dessa pessoa. Porém, são vários os fatores que leva a pessoa  ao fracasso financeiro, algumas escolhas erradas, desemprego, gastos descontrolado. O que faz?  A pessoa deve aprende orçamento financeiro pessoal, despesas domésticas. Além do futuro como aposentadoria para si e para sua família.

Independência social - trata-se do sujeito amadurecido e ajustado psicologicamente, é o individuo envolvido em seu meio, seja comunitariamente ou politicamente. É a pessoa vivendo com o outro, isto é, um ser social, em que faz parte de uma comunidade, e que sente como parte desse todo.

Independência emocional, parece ser a mais difícil de conquistar. Segundo Merval Rosa em seu livro Psicologia Evolutiva, afirma que a primeira independência da pessoa é com relação aos pais. Ao mesmo tempo que ele leva uma vida de autonomia, ao mesmo tempo mantém os laços emocionais com eles.

O que é uma pessoa independente emocionalmente? Vejamos o que diz Rosa, sintetizando o ser emocionalmente independente:


...A pessoa autoconfiante, entretanto, é aquele que diz: "Eu posso enfrentar meus problemas emocionais sozinho, mas estou pronto a compartilhar meus sentimentos com outros e deixar que eles se tornem parte relevante de minha vida e de minhas decisões". Portanto, a chave da independência emocional é a habilidade de receber, compartilhar e dar amor, ser interdependente, sem se tornar emocionalmente dominado pelos outros. (ROSA, Merval. Psicologia Evolutiva. Vol. IV.2ª ed. Petrópolis, Vozes,1984).


Vamos viver a vida levando sempre em consideração esses três aspectos importante de nossas vidas.


2 de jul. de 2013

Para Pensar



"Quando se está deprimido, é porque se está vivendo do passado;
Quando se está ansioso, é porque se está vivendo no futuro;
Quando se está em paz, é porque se está vivendo o presente."
Ao Tzu

O fácil fiz ontem;
O difícil faço hoje;
E o impossível farei amanhã..